Brasileirão Séria A: a importância do título simbólico do 1º turno

Anhanguera mantém parceria com Vôlei Renata de Campinas
26 de julho de 2018
Série B: terminar o 1º turno entre os 4 é grande chance de acesso
31 de julho de 2018

Brasileirão Séria A: a importância do título simbólico do 1º turno

Quem me acompanha no blog sabe o quanto gosto de analisar estatísticas do Futebol. Embora seja uma ciência exata, analisar números pode permitir entender uma sequência de fatos e, ao menos, como se processa uma determinada situação frente uma série histórica. Os números do Campeonato Brasileiro, por exemplo, desde 2013, apontam que o time que termina o 1º turno em 1º lugar, vence o Campeonato. E, ainda, em 3 destas 5 últimas edições, os 4 primeiros colocados no 1º turno mantiveram entre os 4 no término do campeonato; e nas outras 2 destas 5 últimas edições, apenas 1 clube, que não terminou o 1º turno entre os 4, conseguiu entrar no G4 no término do campeonato.

No ano passado, o campeão brasileiro foi o Corinthians, que também terminou o 1º turno na liderança. Os 4 primeiros colocados, pela ordem, foram Corinthians, Palmeiras, Santos e Grêmio. No final do 1º turno, foi Corinthians, Grêmio, Santos e Palmeiras, os mesmos 4.

Em 2016, o campeão Palmeiras também terminou o 1º turno na 1ª colocação. Os 4 primeiros foram Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG. No término do 1º turno, Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians e Flamengo. Neste ano, apenas 1 clube diferente terminou entre os 4 que não constava no término do 1º turno: Santos no lugar do Corinthians.

2015, ano do título do Corinthians, outros 3 clubes terminaram no G4: Atlético-MG, Grêmio e São Paulo. O Corinthians também foi o campeão simbólico do 1º turno. O São Paulo, que terminou em 4º lugar, foi o único clube que não configurava entre os 4 primeiros no término do 1º turno, lugar que era ocupado pelo Fluminense.

2014 foi o ano do título do Cruzeiro. Os 4 primeiros colocados, ao término do campeonato, foram exatamente os 4 que terminaram na frente no 1º turno, nas mesmas posições: Cruzeiro, São Paulo, Internacional-RS e Corinthians.

2013, também, foi o ano do título do Cruzeiro, que também terminou o 1º turno na liderança. Na sequência, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo-RJ, que também figuravam entre os 4 no término do 1º turno.

O último ano em que o campeão simbólico do 1º turno não venceu o Campeonato Brasileiro foi em 2012, ano do título do Fluminense, com o vice-campeonato do Atlético-MG. No término do 1º turno, o Atlético-MG liderava, seguido pelo Fluminense, Grêmio e Vasco.

Números que ajudam a entender a importância de terminar o 1º turno do Brasileirão na liderança. Nos próximos dias, traremos outra análise interessante, agora sobre a série B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *