Um jogo disputado, resolvido num lance de bola parada. 1 a 0 para França e o suficiente para colocar a seleção francesa na 3ª final nas últimas 6 Copas do Mundo. O resultado desta terça-feira, em São Petersburgo, com o gol de cabeça do zagueiro Umtiti, na cobrança de um escanteio, ressalta o quanto foi disputado a partida e a valorização belga da vitória francesa.
Como gosto sempre de falar em estatísticas, se durante toda a Copa os números eram mais favoráveis à Bélgica do que a França, na semifinal de hoje foi diferente. A França teve mais finalizações, 19 contra 9 do time belga, sendo 5 chutes no gol contra 3 do time belga.
Ao contrário do jogo contra o Brasil, 2 jogadores belgas não tiveram o mesmo desempenho, Lukaku e De Bruyne. A Bélgica dominou os primeiros 25 minutos do 1º tempo quando, então, a França começou a acertar a marcação e passou a ter mais ação no ataque, terminando o 1º tempo quase marcando 1 a 0 com Pavard, após uma assistência brilhante de Mbappé, que terminou numa grande defesa do goleiro belga Courtois. Já no início do 2º tempo, logo aos 5 minutos, o gol de cabeça de Umtiti mudou o cenário da partida, com a Bélgica tentando o empate a todo custo e a França aproveitando os contra-ataques. O goleiro francês, Lloris, fez ótimas defesas no 2º tempo, garantindo, também, este resultado importante para a seleção francesa.
Ao término do jogo, o técnico belga, Roberto Martínez, salientou a ótima performance da Bélgica na Copa da Rússia e já deixando claro que irá lutar pela 3ª colocação que, para ele, irá selar a brilhante campanha belga no Mundial.
A França aguarda, agora, o resultado de amanhã entre Inglaterra e Croácia, para saber quem irá enfrentar em sua 3º final nas últimas 6 Copas do Mundo. Um número que impressiona e, de fato, marca o trabalho de base que a França vem desenvolvendo no país e que tem trazido resultados importantes.