Futebol não é só números. O jogo Brasil e Bélgica comprova esta tese, análise que já fizemos em nosso blog horas após a derrota da nossa seleção. Mas na expectativa das 2 semifinais desta terça e quarta-feira, e ao analisar os números das 4 seleções, Bélgica (3ª do Ranking Geral da Fifa), Croácia (20ª no Ranking), França (7ª no Ranking) e Inglaterra (12ª no Ranking Fifa), nos jogos da Copa da Rússia, sem analisar o “peso” das camisas, o histórico dos confrontos e, sobretudo, os aspectos táticos e emocionais que marcam uma partida, podemos afirmar que as estatísticas da Copa indicam uma final inédita, entre uma seleção que já tem 1 Mundial, em 66, e outra que busca entrar para o hall do seleto grupo de campeões mundiais: Bélgica e Inglaterra.
Como chegamos nesta conclusão? Vamos aos números!
A Bélgica teve, até agora, 5 vitórias em 5 jogos. A França, adversária do time belga, 4 vitórias e 1 empate. O time de Romelu Lukaku, vice artilheiro da Copa da Rússia, finalizou 85 vezes nesta Copa, 33 no gol, resultando no melhor ataque do campeonato até o momento, com 14 gols feitos. A França, de Kylian Mbappé, teve 4 vitórias e 1 empate. Marcou 9 gols, com um total de 56 finalizações, sendo 19 no gol.
A Croácia, dos craques Rakitic, do Barcelona, e Modric, do Real Madrid, é o time, entre os 4 semifinalistas, mais indisciplinado, com 12 cartões amarelos até o momento. Marcou 10 gols, com 78 finalizações, sendo 19 no gol. Tem 3 vitórias, na 1ª fase, e 2 empates, nas oitavas e quartas de final, com vitórias nos pênaltis. A Inglaterra tem 4 vitórias e 1 derrota. Marcou 11 gols, com 70 finalizações, sendo 19 no gol, e tem o artilheiro da Copa, Harry Kane. É o time mais disciplinado entre os 4, com 5 cartões amarelos. Também é a seleção que teve mais pênaltis a favor entre os semifinalistas, 3 no total. Nas estatísticas, é o confronto mais equilibrado, com a Inglaterra ficando um pouco na frente pelo número de gols, finalizações e fair play.
Claro que é apenas uma análise matemática e o Futebol, como dissemos, não é uma ciência exata. Há inúmeros fatores que impactam numa partida. É aguardar amanhã e quarta para acompanhar estas 2 semifinais inéditas numa Copa do Mundo que, decisivamente, é uma das mais equilibradas e competitivas da história.
4 Comentários
Muito bom!
Obrigado, Raquel!
Muito bom!!!!
Muito bom!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻